A HP-28C e a HP-28S eram duas calculadoras gráficas produzidas pela Hewlett-Packard de 1986 a 1992. A HP-28C foi a primeira calculadora portátil capaz de resolver equações simbolicamente . Eles foram substituídos pela série HP 48 de calculadoras, que cresceu a partir da interface de linguagem de programação RPL, orientada por menus, introduzida pela primeira vez nessas séries HP-28.
Dois modelos foram produzidos, o HP-28C ficou em primeiro lugar em 1987 com dois kilobytes de RAM utilizável e foi a primeira calculadora portátil com um Sistema de Álgebra Computacional .Um ano depois, o HP-28S mais comum foi lançado com 32 KB de RAM e um sistema de diretórios para arquivar variáveis, funções e programas. O HP-28C usava um processador Saturno rodando a 640 kHz, enquanto o HP-28S usava um chip personalizado contendo um núcleo de processador Saturn melhorado de codinome Lewis e rodando a 1 MHz .
As calculadoras HP-28 compartilhavam um gabinete flip-aberto ("clamshell"). No lado esquerdo do flip, há um teclado alfabético (em ordem alfabética). À direita estava um layout típico de teclado científico.
A tela era uma matriz de pontos LCD 137 × 32 , geralmente exibindo quatro linhas de informação (3 linhas de pilha / comando, mais uma linha de etiqueta de tecla programável).
Entre os inconvenientes do HP-28 estava a falta de uma interface de computador. Isso significava que as informações armazenadas só poderiam ser inseridas através do teclado e não com backup.