Philips Odyssey

Icone Descrição

Descriçao

O Odyssey da Philips foi um console de videogame fabricado no Brasil no ano de 1983. Ele foi inicialmente lançado nos EUA em 1978 pela Magnavox, que na época pertencia à gigante holandesa Philips, vendido como Odyssey² e na Europa como Videopac G7000.

O Odyssey vinha com dois joysticks embutidos no console (uma versão do Odyssey com joysticks removíveis foi lançada depois nos EUA e na Europa, mas não foi lançado no Brasil). Esses controles pareciam analógicos, mas na verdade eram digitais. Como eles estavam permanentemente ligados ao console, não era possível substituí-los facilmente caso eles quebrassem, ou então fazer alguma troca por controles do tipo “paddle”, opções disponíveis no Atari 2600. Relembrando, um “paddle” é um controle analógico baseado em um potenciômetro, onde você pode girá-lo para a esquerda ou para a direita para indicar a direção que você quer mover, de forma analógica.

O que chamou mais a atenção no Odyssey foi o seu teclado alfanumérico de membrana, similar ao usado nos computadores Sinclair ZX81 e clones (Timex Sinclair 1000, Microdigital TK80, TK82 e TK83), o que fazia com que ele se parecesse com um computador. Certamente este foi um dos motivos pelo qual muita gente na época optou por comprá-lo em vez de um dos seus concorrentes. Efetivamente o teclado não serviria para muita coisa no console, mas entendendo que a Philips trazia uma grande novidade futurista e os computadores iniciavam sua chegada ao mercado familiar, valeria a pena comprar pela novidade.

Icone Ficha Técnica

Ficha Técnica

Mídia